O Projecto Caxito tem como objetivo proporcionar à população local o acesso contínuo a água potável de qualidade recomendada internacionalmente. Isso envolve a construção e manutenção de infra-estruturas para a captação, tratamento e distribuição optimizados de água potável à comunidade.
Desafios
O projecto enfrentou alguns desafios durante a sua execução, incluindo atrasos no início do projecto, trabalho numa área que não tinha sido desminada e barreiras linguísticas com um dos subcontratantes.
Solução
O projecto atenuou o desafio colocado pelo atraso no início, fazendo um esforço adicional para atingir os objectivos do projecto. A equipa também descobriu que uma área do terreno para o projecto não tinha sido desminada e resolveu o problema contactando as autoridades competentes para garantir que a área é desminada em segurança antes de continuar o trabalho. Por último, a equipa contratou tradutores para assegurar uma comunicação eficaz com todos os contratantes estrangeiros.
Impacto
O Projecto Caxito terá um impacto positivo significativo na população local, uma vez que irá gerar impactos em vários indicadores socioeconómicos, tais como rendimentos, saúde pública, educação, emprego, serviços públicos e planeamento urbano. O fornecimento contínuo de água potável resolverá os problemas de saneamento básico que a comunidade tem enfrentado, incluindo doenças como diarreia, vermes, hepatite A, leptospirose, esquistossomose, malária e dengue. Dispor de uma infraestrutura como esta na província é já um ganho significativo para a comunidade.