OS NOSSOS PROJECTOS
WFA2 – Ombala Yo Mungo

O projecto Ombala Yo Mungo envolveu a intervenção de Owini para resolver o problema de uma comuna localizada no município de Ombadja, província do Cunene, Angola. Apesar da enorme quantidade de dinheiro investido pelo governo em exercícios, não existiam sistemas hídricos operacionais devido à falta de água. A Owini instalou duas perfuradoras que alcançam água salobra e um sistema de dessalinização totalmente movido a energia solar, utilizando tecnologia de osmose inversa, para dar acesso a água tratada à população local.

Desafios

O maior desafio do projecto foi a falta de água potável e de eletricidade. Além disso, a sustentabilidade do sistema após a implementação foi uma preocupação devido ao roubo, ao vandalismo e à falta de acompanhamento por parte das autoridades governamentais.

Solução

Para fazer face aos desafios da falta de água potável e de electricidade, a Owini instalou duas perfuradoras e um sistema de dessalinização totalmente alimentado por energia solar, utilizando a tecnologia de osmose inversa, para dar acesso à água tratada à população local. Para responder às preocupações de sustentabilidade, a população local organizou-se em equipas de segurança para salvaguardar o equipamento e assegurar o seu funcionamento.

Impacto

O impacto do projecto foi significativo. O acesso à água tratada melhorou a higiene, reduziu as doenças e as mortes por doenças transmitidas pela água e permitiu mais tempo para actividades produtivas, como a frequência da escola. O projecto também proporcionou oportunidades de emprego à população local, melhorando os seus rendimentos e meios de subsistência. O impacto social do projecto foi imenso, uma vez que o acesso à água tratada mudou a vida das pessoas afectadas.

Principais conclusões

A lição aprendida com o Projecto Ombala Yo Mungo é a importância da organização pós-implementação para garantir a longevidade do sistema. Esta organização deve ser incentivada ou mesmo organizada pela empresa para aumentar as probabilidades de os sistemas construídos servirem a população local durante muitos anos.